Fantasmas no cérebro - Uma investigação dos Mistérios da Mente Humana
Autor: Ramachandran, V. S. / Blakeslee, Sandra
Editora: Record
O que têm em comum uma mulher parcialmente cega que vê personagens de desenho animados sentarem no colo do médico à sua frente; uma bibliotecária com ataques incontroláveis de riso, que um dia morre de rir, literalmente; um atleta que perdeu o braço mas sente dores horríveis no ´fantasma´ da sua mão amputada; um rapaz que acredita que seus pais são impostores que tomaram o lugar dos verdadeiros; uma professora que insiste que o lado paralisado de seu corpo ainda se movimenta? Todos são personagens deste livro e todos tiveram a sorte de passar polo consultório do neurologista e neurocientista indiano Vilayanur Ramachandran, diretor do Centro do Cérebro e da Cognição, na Universidade da Califórnia em San Diego, onde ousa buscar no cérebro explicações para situações que seriam mais facilmente atribuídas a misticismo, excentricidade, ou simplesmente loucura.
Portraits of the mind
Autor: Jonah lehrer e Carl Shoonover
Editora: ABRAMS
O livro “Retratos da mente” faz uma viagem linda desde a antiguidade até os dias atuais, levando você numa viagem interessantíssima sobre o cérebro através dos desenhos, imagens oriundas dos “desbravadores” dos seus mistérios. Em imagens belíssimas, muitas desconhecidas por muitos de nós, vamos entendendo a origem das descobertas da organização até a sua funcionalidade do sistema nervoso. Verdadeiras “obras de arte” reunidas em forma de livro. Viajamos da “ciência em preto e branco a colorida”, mostrando através dos séculos a evolução que nos permite, hoje, contemplar a enorme gama de conhecimentos sobre o sistema nervoso e com muito ainda a se descobrir.
Conduzindo o Sr. Albert
Autor: Michael Paterniti
Editora: Companhia das Letras
Numa manhã fria, um carro parte de Nova Jersey para uma longa viagem. Ao volante, vai o jornalista Michael Paterniti. No banco do passageiro, Thomas Harvey, o patologista que quarenta anos antes havia feito a autópsia de Albert Einstein. No porta-malas, acomodado numa mochila, viaja o que se poderia chamar de terceiro passageiro: o cérebro de Einstein. Eles têm como destino a cidade de Berkeley, na Califórnia, onde Harvey pretende se encontrar com Evelyn Einstein, neta do cientista, talvez para entregar a ela o cérebro do avô.
Ao relato de viagem, Paterniti intercala informações científicas e reflete sobre as vidas de seus personagens. ´Conduzindo o sr. Albert´ narra essa jornada imprevisível, que atravessa os Estados Unidos de costa a costa, e empreende também uma investigação sobre a vida e o pensamento de Albert Einstein. Paterniti conta ainda a própria história e a trajetória atribulada de Thomas Harvey, o homem que celebrizou-se ao se apossar de um dos cérebros mais privilegiados de todos os tempos e acabou pagando um preço alto por isso.
O oráculo da noite: A história e a ciência do sonho
Autor: Sidarta Ribeiro
Editora: Companhia das Letras
O que é, afinal, o sonho? Para que ele serve? Como extrair sentido de seus tantos símbolos, repletos de detalhes e significados?
Neste livro, o renomado neurocientista Sidarta Ribeiro responde a essas e muitas outras questões sobre um dos grandes enigmas da humanidade ao recuperar narrativas literárias e históricas do mundo todo. Ele mostra como os sonhos eram importantes às civilizações antigas, como no Egito e na Grécia, situando-os no cerne da ciência e da política, ou como as culturas ameríndias preservam alguns dos exemplos mais bem documentados de profecias oníricas capazes de guiar povos inteiros. Ao mobilizar os principais debates da psicanálise, da medicina, da biologia molecular e da neurofisiologia, O oráculo da noite apresenta uma história da mente humana pelo fio condutor do sonho.
O homem que confundiu sua mulher com um chapéu
Autor: Oliver Sacks
Editora: Companhia das Letras
O cientista e neurologista Oliver Sacks é também um excelente narrador, dono do raro poder de compartilhar com o leitor leigo certos mundos que de outro modo permaneceriam desconhecidos ou restritos aos especialistas. Em ‘O homem que confundiu sua mulher com um chapéu’ estamos diante de pacientes que, imersos num mundo de sonhos e deficiências cerebrais, preservam sua imaginação e constroem uma identidade moral própria. Aqui, relatos clínicos são intencionalmente transformados em artefatos literários, mostrando que somente a forma narrativa restitui à abstração da doença uma feição humana, desvelando novas realidades para a investigação científica e problematizando os limites entre o físico e o psíquico.
O cérebro aprendiz: Neuroplasticidade e educação
Autor: Roberto Lent
Editora: Atheneu
O Cérebro Aprendiz – Neuroplasticidade e Educação visa tornar acessível o conceito de neuroplasticidade. O objetivo final é compreender a plasticidade transpessoal, ou seja, a capacidade de indivíduos em interação social se influenciar mutuamente e modificar seu pensamento. O processo é básico para a Educação: um cérebro que “ensina” modifica e é modificado por um cérebro que “aprende”. A moderna pedagogia não pode mais ignorar a relevância da neurociência, em especial da neuroplasticidade, na interpretação dos processos educacionais. É um livro de interesse para os professores de todos os níveis, estudantes de pedagogia e licenciatura, psicólogos, psiquiatras e pediatras, gestores educacionais, bem como para leitores leigos não especialistas, enfim, todos que se fascinam pelo mundo do estudar e do aprender.
Muito Além do Nosso Eu
Autor: Miguel Nicolelis
Editora: Crítica
Andar, escrever e se comunicar só através da força do pensamento. Aquilo que era encarado como ficção científica, no século XXI está se tornando uma realidade. Um dos principais exponentes do estudo e da realização dessa interface cérebro-máquina é o neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis. Eleito por revistas como a Scientific American e a Foreign Policy como um dos mais importantes cientistas e pensadores do mundo, ele está conseguindo fazer com que paraplégicos voltem a andar e consigam chutar uma bola através da força do pensamento. A base de seu estudo está descrito no best-seller “Muito além do nosso eu” – A nova neurociência que une cérebro e máquinas, e como ela pode mudar nossas vidas. Considerado o melhor livro de ciências em 2008, quando foi originalmente publicado, ganha uma nova e atualizada edição. Nele, Nicolelis explica como o cérebro cria o pensamento e explica porque aposta que o culto ao corpo será substituído pelo culto ao cérebro. Recheado de gráficos e fotos, o livro aponta para os avanços nas pesquisas em neurociências que estão revolucionando o mundo.
Synaptic Self: How Our Brains Become Who We Are
Autor: Joseph LeDoux
Editora: Penguin Books
In 1996 Joseph LeDoux’s The Emotional Brain presented a revelatory examination of the biological bases of our emotions and memories. Now, the world-renowned expert on the brain has produced with a groundbreaking work that tells a more profound story: how the little spaces between the neurons—the brain’s synapses—are the channels through which we think, act, imagine, feel, and remember. Synapses encode the essence of personality, enabling each of us to function as a distinctive, integrated individual from moment to moment. Exploring the functioning of memory, the synaptic basis of mental illness and drug addiction, and the mechanism of self-awareness, Synaptic Self is a provocative and mind-expanding work that is destined to become a classic.
Em busca da memória - O Nascimento de uma Nova Ciência da Mente
Autor: Eric R. Kandel
Editora: Companhia das Letras
Eric Kandel dedicou sua carreira a entender as bases biológicas de como a mente armazena experiências e reage a elas – trabalho que, além de solucionar um mistério científico, pode ser o ponto de partida para novos tratamentos psiquiátricos. Mas o livro também reúne as memórias do menino que mal teve tempo de brincar porque a família precisou fugir do Holocausto. Apesar de doloroso, o caminho traçado por Kandel ajudou a fundar a nova ciência da mente. ‘Há agora um consenso na comunidade científica de que a biologia da mente será para o séc. XXI o que a biologia do gene foi para o séc. XX’, diz o autor. Nos anos 1950, Kandel era um jovem fascinado por psicanálise. Mas em vez de clinicar, descobriu a paixão pela pesquisa científica. Uma paixão que não o afastou do interesse pelos meandros da mente. Com isso, ele ajudou a mapear a biologia molecular dos processos mentais mais simples.
Head Cases: Stories of Brain Injury and Its Aftermath
Autor: Michael Paul Mason
Editora: Farrar, Straus and Giroux
Imagine explorar o cérebro e seus segredos… É isso que você encontra em “Head Cases: Stories of Brain Injury and Its Aftermath”, um livro instigante com histórias clínicas surpreendentes. O autor Michael Paul Mason nos leva nessa viagem incrível, acompanhando atentamente inúmeros casos de pacientes onde as lesões podem se manter por toda a vida. Muitas vezes, os pacientes tentando encontrar novos caminhos para lidar com o mundo após as lesões. Um misto de fragilidade e potencialidade surpreendente dessa máquina maravilhosa chamada “cérebro”.
Cinema e Loucura
Autor: J. Landeira-fernandez e Elie Cheniaux
Editora: Artmed
Neste livro surpreendente, os autores se propuseram a uma tarefa pioneira: usar personagens de filmes clássicos e modernos para auxiliar o leitor a compreender os mecanismos dos transtornos mentais, criando uma obra de interesse não apenas aos estudantes de saúde mental, mas a todos aqueles apaixonados por cinema.